Ervas Aromáticas

Aproveite os dias de Primavera e refaça um pouco o seu jardim. O.k., não tem jardim. É bem possível, os jardins são quanto muito recordações da casa dos nossos avós, não é? Não faz mal. Aproveite a sua janela da cozinha, as varandas, uma prateleira mais disponível ou a sua marquise e faça um jardim de especiarias ou ervas aromáticas. A única coisa essencial é o sol. Do resto você trata e vai ver como é bom não ter que ir ao supermercado à última da hora, a correr, para ir buscar ervinhas frescas para usar no jantar.

 

 

 

Em primeiro lugar escolha as ervas que mais gostaria de cultivar de entre aquelas que utiliza na cozinha ou apenas das que têm um aroma mais cativante: salsa, coentros, cebolinho, salva, tomilho, orégão, estragão, manjericão, rosmaninho ou alecrim, erva-cidreira, hortelã.

Depois veja os recipientes onde vai plantar as suas ervas. Podem ser vasos de plástico ou de barro, grandes, pequenos, coloridos ou monocromáticos, ou então qualquer recipiente doméstico vazio que se possa transformar num pequeno canteiro. O truque para plantar ervas aromáticas é ter um bom sistema de drenagem de água, uma vez que vai ter de regar abundantemente os seus vasinhos. Para isso, no fundo, coloque uma camada de cacos de cerâmica (aproveite um vaso ou um prato partido, por exemplo), ou então faça um furo grande de lado, ou vários pequeninos, na parte debaixo do vaso. Acrescente uma camada de areia grossa e complete até 2 cm da extremidade com terra, com adubo. Para que as suas ervas cresçam viçosas e saudáveis use produtos orgânicos feitos com constituintes naturais do solo como os compostos animais e vegetais.

Agora que já tem a terra pronta, distribua as espécies que escolheu. Use mais do que uma espécie em cada vaso: alecrim, salsa e tomilho num; salva, orégão e manjericão noutro; um só para os coentros se você adorar este tempero; erva-cidreira dum lado, hortelã do outro; no mesmo vaso, cebolinho juntamente com a manjerona.

Se tiver um recipiente com 60 centímetros de comprimento pode plantar até oito espécies diferentes, mas o ideal num apartamento são pequenos vasos ou floreiras com as suas 2 ou 3 espécies preferidas. Agora começa a aparecer em Portugal uma erva fresca que os italianos usam nas pizzas: rucola. Pode juntá-la ao seu jardim de especiarias.

Quanto a cuidados especiais, tenha em atenção a presença do sol que é seguramente essencial e mantenha o seu pequeno jardim protegido das correntes de ar ou ventos fortes. Não precisa de se preocupar muito mais. Ao retirar as folhas e galhinhos para as suas receitas culinárias você já está a fazer automaticamente a poda da planta e a contribuir para o seu desenvolvimento.

    • Isabel R B
    • January 9th, 2010

    Penso que gostarás de saber como se pode ter plantas aromáticas num apartamento-varanda.A qualquer hora, tens por exemplo,salsa,para fazeres uma omolete ou um peixe assado no forno.
    Abraço
    Mãe

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: