{Brent Stirton}

Brent Stirton é tudo aquilo que eu sempre quis ser, e nunca fui. Não encarem esta afirmação como uma frase invejosa, mas antes como uma afirmação de pura admiração. Stirton é um dos meus fotógrafos favoritos de todos os tempos. Porquê? Pela qualidade invejável do ponto de vista fotográfico e visual do seu trabalho; pela sua enormíssima força de vontade; pelo seu coração de ouro enquanto homem e enquanto fotógrafo; pela sua entrega absoluta.

Stirton foi várias vezes aclamado pelo prestigiado WORLD PRESS PHOTO, e envolve-se vezes sem conta em missões humanitárias em parceria com a UNICEF, assim como em causas humanitárias e ambientais; especialmente numa das causas que mais me toca profundamente: o massacre dos gorilas das montanhas do Virunga, na República Democrática do Congo. Desde muito jovem estudei a vida de Dian Fossey e sempre me senti bastante perturbada pelo massacre sem lógica nem piedade feito aos gorilas destas montanhas, animais indefesos perante a crueldade do homem. Mas, bom, se realmente olharmos atentamente, o homem é um ser de tal forma egoísta que é cruel para consigo mesmo. Quanto mais para com outras espécias. Por vezes, sinto-me mesmo envorganhada pelos actos dos da minha raça …

Aqui fica um vídeo para que vejam atentamente o que se passa; passem também pelo site do Brent Stirton, vão certamente apreciar o seu trabalho tanto quanto eu.

 

 

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

