Medidas Urgentes

 Necessidade urgente para a interdição dos produtos derivados da foca, pela União Europeia

A situação presente

  • 1983: União Europeia baniu a importação das peles e produtos com peles, peles brancas das focas-da-Gronelândia e peles das focas-de crista
  • Diversas interdições a nível nacional na União Europeia e noutros países: Bélgica, Holanda, Croácia, Estados Unidos da América e o México.

A Itália e Alemanha tomaram passos decisivos para a interdição.

  • Enorme oposição por parte do público contra a anual caça cruel no Canada mas a caça as focas também ocorre na Namíbia, Rússia, Gronelândia e Noruega.
  • Setembro de 2006: O Parlamento Europeu adoptou uma declaração escrita solicitando a interdição de peles ou produtos de peles de focas na União Europeia
  • Setembro de 2007: Canada iniciou consultações a nível da Organização Mundial do Comercio (WTO) contra as interdições da Bélgica e Holanda, com a ameaça de abrir um caso de infrigimento. A União Europeia tenciona de fender as interdições.
  • Dezembro de 2007: A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) publicou um relatório sobre os aspectos de bem-estar na caça às focas. O documento mostra evidências de que, na prática, o abate humano e efectivo das focas nem sempre acontece.
  • 2008: Comissário Dimas está a ponderar o assunto e ira anunciar medidas ainda antes do verão.

Argumentos a favor da interdição na U.E.

  • A caça é cruel: Existem vários vídeos e fotografias da caça no Canada, inclusive filmagens deste ano que mostram a brutalidade e crueldade extrema envolvida na morte das focas
  • A caça não é sustentável: As quotas são muito altas, e houve aumento para 2008: 275,000 focas para qual o abate é permitido. O Aquecimento Global e o degelo que tem vindo a causar têm afectado as populações de focas.
  • A caça não pode ser feita de modo humano: Regulamentações não são implementadas como a caça deste ano demostra (observações feitas pela IFAW). Um mero acordo com o Canada não é a solução
  • A interdição de produtos derivados de focas é compatível com a Organização Mundial de comércio (WTO): GATT, artigo XX permite isenção que são necessárias para proteger morais do público (XXa), a vida dos animais e plantas (XXb) e relacionada com a conservação de recursos naturais que podem ser usados exaustivamente (XXg).
  • Uma interdição de produtos de foca ou derivados não devera ter impacto na caça tradicional do povo Inuit que só caçam 1% das focas-da-Gronelândia no Árctico Canadiano.

Que acção é necessária?

Escreva ao Comissário StavrosDimas da Comissão Europeia pedindo a interdição total de produtos derivados de peles de focas oriundos do Canada.

Link para o molde de carta. Via: LPDA

Pessoalmente, costumo interrogar-me várias vezes como é possível uma coisa destas acontecer. Mas considero que os grandes culpados desta monstruosidade, mais ainda do que estes caçadores (que acredito serem totalmente desprovidos de sentimentos), são os utilizadores dos produtos fabricados com a pele destes animais. E momentaneamente passou-me pela cabeça uma frase que memorizei há uns anos atrás, enquanto via televisão … num programa, perguntaram à Cinha Jardim (uma senhora muito conhecida em Portugal por aparecer nas revistas cor-de-rosa) porque é que ela utilizava casacos feitos de peles de animais. “Porque é chique” foi a resposta. Tudo o que posso dizer é que realmente uma pessoa que utiliza peles de animais, e ainda por cima o faz por questões de moda, mesmo sabendo como estas são obtidas, não tem cérebro. Quanto mais coração. Nem vergonha, pelos vistos. Desculpem este desabafo que foge do âmbito deste blog, mas tinha que ser …

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: