Manjar dos Deuses

Bem, já deu para ver que hoje estou numa onda de iogurte e receitas, por isso aqui fica a última. Para quem conhece a Ericeira muito bem, o nome TIK TAK ou TIK TAPAS é familiar. Estes são dois excelentes restaurantes que se localizam mesmo no centro da vila, junto ao largo do Jogo da Bola e servem uma magnífica sobremesa chamada “Manjar dos Deuses”, cuja receita anda há muito a ser investigada por várias pessoas minhas conhecidas, e por mim mesma. A minha mãe já fez inúmeras tentativas infrutíferas, assim como a minha avó e tias … mas, curiosidade das curiosidades, fui eu quem descobriu a receita, e puramente por acaso. Enquanto pesquisava pudins de iogurte! Associei uma coisa à outra e fez-se luz na minha mente, pelo que a parte do leite de côco foi invenção minha; devo adiantar que fica muítissimo semelhante à sobremesa original do Tik Tak, e se não for esta a receita, garanto-vos que caso vos servisse o meu doce no restaurante no lugar do original, não davam pela diferença (falo para conhecedores da especialidade, naturalmente). Assim sendo, experimentem … fica um doce muito agradável, especialmente para o Verão porque consome-se fresquinho e com um fiozinho de caramelo, que lhe dá um toque especial. O doce original do Tik Tak leva ainda uma ameixa em calda regada com caramelo por cima, mas eu não tinha, por isso não pus. Para quem gostar … go ahead ;)

Ingredientes:

  • 1 lata(s) de leite condensado
  • 4 iogurtes naturais
  • 2 pacotes de natas fescas de 200ml
  • 4 ovos
  • 12 folhas de gelatina ou 1 pacote com 2 saquinhos de gelatina neutra em pó da Royal, que equivale às 12 folhas
  • 3/4 de chávena de leite
  • 2 garrafas de creme de côco da Ducôco
  • Caramelo q.b.

Preparação:

Num recipiente deite as natas e mexa-as muito bem;

Em seguide adicione os iogurtes naturais e o leite condensado, batendo logo a seguir; depois deite os ovos e continue a bater; adicione 1 garrafa inteira de creme de leite e mais metade da segunda (claro que se gostar mesmo muuuito de côco pode pôr mais)

Ferva 3/4 de uma chávena de leite com a gelatina em pó lá dentro até tudo se dissolver; em alternativa, caso use as folhas (o que é menos prático e mais trabalhoso) não se esqueça de as demolhar antes; em seguide, adicione o leite com gelatina ao preparado anterior;

Mexa tudo muuuuuito bem, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.

Sugestão pessoal: em vez de fazer este pudim numa forma, faça-o em formas pequenas; podem ser mesmo tigelinhas de plástico. Ele desenforma bem, e em quantidades pequenas serve-se melhor e não se parte tanto.

 


  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

