Soja

Cada vez mais os alimentos naturais (voltam) a fazer parte da nossa alimentação, e cada vez mais é compreendidade a necessidade e o bem que estes alimentos fazem ao nosso organismo. Mas a verdade é que os alimentos naturais e à base de soja não são umaopção financeiramuito viável, pelo que hoje descobri uma marca bastante interessante num supermercado ( Intermarche ) e que é potencialmente mais barata do que as marcas mais conhecidas do mercado. Estou a falar da Provamel. Com uma gama bastante ampla e várias opções no que toca a sabores, para já recomendo o leite de soja (com menos calorias do que o leite de vaca, e sem lactose, o que éóptimo para intolerantes à lactose) e a sobremesa de caramelo.

 

A soja, também chamada de super-leguminosa, é a leguminosa mais cultivada em todo o mundo! Apenas uma pequena parte da produção mundial de soja é dedicada à alimentação humana. A maior parte é utilizada como alimento para o gado e como matéria-prima para a indústria. Hoje em dia, o seu consumo aumentou significativamente, principalmente pelo que se sabe acerca da sua composição. Trata-se de um alimento rico em proteínas (de origem vegetal), vitaminas e em sais minerais de fácil digestão e muito rica em elementos fitoquímicos.

Ao contrário de outras leguminosas, a soja é constituída fundamentalmente por ácidos gordos insaturados uma pequena porção de ácidos gordos saturados e por outros ácidos gordos da família dos ómega-3. Sendo rica em ácidos gordos polinsaturados, a gordura da soja contribui para a redução do nível de colesterol sanguíneo. Do seu peso, 20,9% são oligossacarídeos, sacarose e uma pequena parte amido. Contém uma elevada concentração de minerais, sendo muito rica em cobre, fósforo, zinco, manganésio, magnésio e potássio, contendo também uma quantidade significativa de cálcio. É contudo, pobre em vitamina A e C e em sódio pelo que evita a retenção de água nos tecidos e é aconselhada nas patologias associadas ao sistema circulatório. Contém 9,3% de fibra, na sua maior parte, fibra solúvel o que contribui para a regularização do trânsito intestinal e para a redução dos níveis séricos de colesterol.

 

 

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: