Pêras em vinho tinto

Com uma forma elegante e contornos ricos, a pêra é desde sempre uma sobremesa bastante atractiva. Com um líquido requintado como o vinho tinto, esta fruta adquire um profundo e texturizado tom de rubi, e o seu aroma, enriquecido com anis, torna-se inebriante. Adiciona-se ainda uma vagem de baunilha, um pau de canela e algumas raspas de laranja, et voilá! Depois de mergulhar a pêra neste preparado mágico, o ideal é deixá-la lá mergulhada durante uma noite inteira (ou mesmo por alguns dias), de modo a que a fruta adquira uma cor profunda e um sabor forte. Depois é só colocar numa prato e decorar com natas ou mascarpone para acompanhar, e temos aqui um final de refeição perfeito para um dia frio de Inverno.

4 chávenas de água fria
Sumo de 1 limão
6 pêras rijas
1 garrafa de vinho tinto leve
3/4 chávenas de açúcar
1 casca de laranja
1 anis estrelado
1 vagem de baunilha inteira, cortada em metades
1 pau de canela
½ chávena de natas batidas ou ¾ de mascarpone (para server)

poachedpears

1. Numa taça larga, colocar a água e o sumo de limão. Descasque as peras, mas mantenhas as hastes intactas. Corte um pedaço pequeno da base da pêra apenas para que ela se aguente de pé. Deite as peras dentro de água e deixe estar.


2. Numa panela larga o suficiente para suportar todas as peras, combine o vinho, açúcar, casca de laranja, anis, baunilha e canela. Colocar em lume médio e mexer até que todo o açúcar se dissolva.


3. Adicionar as peras ao preparado anterior. Para manter as peras submersas no líquido, corte um círculo de papel do tamanho da panela e coloque-o à superfície. Coloque depois um prato no topo do papel e ele irá pressionar as peras para se manterem mergulhadas no líquido.


4. Cozinhe as pêra durante 25 minutos ou até que elas estejam suficientemente tenras quando picadas por um garfo. Dependendo da pêra, isto poderá levar mais 10 ou 5 minutos.


5. Retire a panela do lume e deixe as frutas lá dentro, no liquido borbulhante.


6. Transfira as peras e o líquido para uma taça grande e coloque no frigorífico durante várias horas ou um máximo de 3 dias.


7. Deite cerca de um terço do líquido numa panela e leve-o novamente a ferver em lume alto. Deixe a mistura ferver bem para reduzir o glacê do açúcar, até que a consistência atinja algo perto da textura do mel.


8. Para servir, coloque as peras num prato cada uma, e deite por cima este xarope de líquido fervido. Adicione em seguida as natas batidas ou o mascarpone… e já está!


Bon appétit!

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: