Tráfico Humano

Com o título Desperte para a Realidade, esta campanha de grandes meios visa a sensibilização da população portuguesa para a questão das vítimas de exploração sexual e laboral e apela à denúncia de crimes de tráfico humano através de uma linha de apoio (808 257 257).

O Tráfico de Seres Humanos abrange uma grande diversidade de realidades, tais como a migração, o crime organizado, a exploração sexual e laboral, as assimetrias endémicas entre os países mais desenvolvidos e os mais carenciados, questões de género, direitos humanos, quebra de suportes familiares e comunitários.

Todos os anos, mais de 700.000 pessoas são vítimas de tráfico para fins de exploração sexual e laboral. As vítimas sofrem maus-tratos, violações, ameaças e são privadas da sua dignidade e dos seus direitos.

Segundo estimativas da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), as crianças representam mais de 30% do tráfico de seres humanos no mundo, estimando-se que 1,2 milhões são vendidas anualmente para mão-de-obra na agricultura, minas ou para exploração sexual.

A campanha integra-se no I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, aprovado em Conselho de Ministros para o triénio 2007-2010. O Plano visa o desenvolvimento de uma resposta e combate efectivo ao fenómeno do tráfico humano, através de uma cooperação multidisciplinar entre os diversos agentes envolvidos. E num momento em que muito se fala dos downloads ilegais e da penalização de quem tira uma música mp3 da internet sem pagar … não seria melhor concentrarmo-nos em problemas bastante mais sérios … como este?

Tráfico Humano, Desperte para esta Realidade

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: